A cooperativa de artesãos do Montemuro, trabalha desde há 38 anos no levantamento, recolha, conservação e divulgação do património cultural e natural da região de Montemuro e acentuadamente na aldeia do Mezio, concelho de Castro Daire, em conjunto com a Associação Etnográfica e Social do Montemuro. Deste espólio fazem parte as mais variadas peças de Artesanato em lã, linho, algodão, farrapo, a palha, a silva, o junco, e a tamancaria.
Está aberta ao público uma Exposição Etnográfica Permanente onde o visitante poderá observar trabalhos de tecelagem em teares manuais, o linho em todas as suas fases de preparação, o traje regional, o aproveitamento de farrapos, a cesta breza, nas suas diferentes tipologias de acordo com a finalidade a que se destinavam, a medicina caseira, objetos de uso domestico e decorativo em barro e madeira, e um conjunto de miniaturas de todos estes artefactos, não esquecendo alfaias agrícolas e objetos usados na Região.
O trabalho de recolha de receitas tradicionais da Gastronomia Regional do Montemuro poderá saborear os deliciosos pratos da Região. Terá ainda a ocasião de adquirir as mais variadas peças de Artesanato Regional, assim como o bom mel e chás caseiros.